Essa é uma pergunta frequente no consultório.
A água com gás é obtida a partir do gás dióxido de carbono, o qual produz um ácido que pode dilatar levemente o estômago, dando assim sensação de saciedade, contribuindo positivamente para melhorar a digestão e evitando a constipação. É uma boa fonte de potássio, contendo outros minerais também, logo, seu excesso poderia causar desequilíbrio hidroeletrolítico.
Uma estratégia que costumo usar com alguns pacientes que estão acostumados a tomar refrigerante, que necessitem de beber líquido durante a refeição, é espremer um limão na água com gás. Pode ajudar a aos poucos ir sendo feita a retirada do líquido.
Água com gás causa celulite? NÃO. O que causa são maus hábitos (alimentação inadequada, com excesso de industrializados, produtos alimentícios muito processados, baixa ingestão de água, sedentarismo…)
Água com gás pode? Sim!
Porém não deve ser a sua fonte de hidratação! Até 500 ml ao dia não trará malefícios, exceto a portadores de síndrome do intestino irritável e grávidas.
OBS: Á água com gás é diferente de bebida gaseificada saborizada, como, H2O, que é um refrigerante e contém muitos aditivos químicos.